segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Carta ao Pai Natal.....

Antes de ter filhos, tínhamos uma árvore pequenina em casa.

Sempre vivemos o Natal intensamente e era nossa festa preferida, talvez por termos ambos muitos irmãos e termos pais que nos fizeram sempre acreditar na magia desta quadra!

No primeiro Natal do R. comprámos uma árvore enorme que foi decorada a rigor. A casa foi ficando cada ano mais enfeitada e o Natal mais mágico.

As cartas ao Pai Natal tornaram-se um ritual. Escrevíamos a dizer como tinha sido o ano e o que desejávamos para o ano vindouro.
Fomos explicando o 'branco', o 'preto' e começámos a explicar as tonalidades do 'cinzento' quando as dúvidas se tornavam importantes acerca da vida e da obra do senhor de barba branca.

Com o tempo, a vivência na escola e a própria maturidade os mais velhos foram percebendo a verdade....e acreditando (com muito orgulho meu) na magia do Natal através das pessoas...

Este ano, a pequena 'escreve, 'escreve' cartas e mensagens a toda gente. Resolveu também escrever pelo seu próprio punho a carta ao velhinho de barba branca!

Hoje de manhã estava muito orgulhosa a ler a dita carta ao irmão do meio...., que por sua vez ainda estava ensonado..e cruelmente lhe disse que no seu papelzinho não estava escrito nada!

Veio o irmão mais velho em seu socorro em meio a uma escovagem de dentes....:

- Anda cá que o Ricardo lê. Queres uma casinha de bonecas barbies, não é?
- Não. É só uma casinha de bonecas. Mas o Bê diz que não está escrito nada...
- Está, está, deixa lá, o Bê não sabe ler....

E ela lá recuperou o seu sorriso de menina-bebé que acredita na magia do Natal e também das pessoas.

O irmão do meio, buscava no meu olhar a aprovação para o seu acto de 'crueldade'.

Não me zanguei, simplesmente disse-lhe para brincar com ela ao faz-de-conta...e não a fazer triste de propósito. Ninguém merece isso.

Ele acenou-me com a cabeça e deu à irmã um beijinho barulhento.

Não é isto a magia do Natal?

"Cada um acredita naquilo que o seu coração quiser"

2 comentários: