domingo, 5 de abril de 2009

A grande dificuldade de avaliar....

Para mim, avaliar é uma das tarefas mais complexas que existem. E tudo porque há que ser justo.

A avaliação que me refiro pontualmente é a avaliação escolar..porque muitas mais se seguem, obviamente!

Como é que se avalia o desempenho de quem se esforça muito mas não consegue atingir o grau 'satisfatório'?

Como se avalia quem atinge o satisfaz plenamente mas tem um péssimo comportamento?

Isto tudo porque os professores falam na 'dita' avaliação ocntínua........

Dizem que as notas dos testes não são de facto o que mais pesa para a nota final....Então o que é? Basta ficar calado todo o tempo e participando um bocadinho para se ter positiva mesmo quando os testes são negativos?

È isto que questiono. É isto que ninguém consegue explicar-me ou pelo menos convencer me de que é a verdade.

E quando sabemos (e o agrupamento também) que há um professor com sérios problemas (de atitude sobretudo) a dar aulas....ou melhor, que não dá aulas nem faz coisa nenhuma... e os seus alunos tem negativas....(pois não aprendem coisíssima nenhuma!!!)?

Estou muito desiludida com o ensino, com a avaliação e sobretudo com o discurso incoerente do Ministério da Educação e do 1º Ministro.

Acho que a educação no nosso país piorou muito nos últimos anos e a tendência é piorar cada vez mais!

De facto, felizardos daqueles que têm dinheiro para pôr os filhos nos colégios privados, onde os pais ainda são ouvidos e respeitados de uma outra forma.

Quando se tem dois filhos em início de vida escolar e um que ainda não iniciou não podemos estar animados com o panorama, pois não?

Estou a pensar seriamente em abrir um colégio!

1 comentário:

  1. E se estivesses mais perto eu sei quem punha lá as filhotas sem a menor duvida.
    E fariam um Belo Trabalho.
    bjs e boa páscoa.

    ResponderEliminar