sábado, 30 de maio de 2009

A verdadeira crise!

Para mim, a verdadeira crise não é financeira, é de valores.

Trabalho com crianças e para crianças e consequentemente trabalho também para os pais das crianças.

Ao longo tempo tenho sentido que as crianças andam 'desnorteadas': sem referências, sem protecção, sem EDUCAÇÃO. Sim, porque educar é cuidar, proteger, orientar, autonomizar....

Há certos pais que se demitem da função de educar e limitam-se a ser ' amigos' dos filhos e fazer lhes todas as vontades.

As crianças precisam sobretudo de modelos 'para copiar' para crescer. Precisam de 'modelos adequados', porque também de nada serve dizer ' - come a salada!' e o pai ou a mãe não comerem. De nada serve dizer para não andar à pancada na escola e o próprio pai oferecer um murro ao primeiro que o contrarie no trânsito....

Eles imitam-nos.

É preciso perceber aquilo que lhes queremos 'passar' como mensagem...para que se tornem pessoas melhores que nós...afinal assim caminha a evolução: filhos melhores que os pais e assim sucessivamente. Pelo menos ERA assim que deveria SER.

Quando uma criança não tem orientação, nem limites torna-se num tirano...e não há tiranos felizes!

Custa-me muito ver uma criança perder-se para esta vida e ontem vi mais uma nesse caminho, pois seus pais continuam a achar que o 'mundo' é que está contra o seu filhinho...uma criança que NÃO PODE SER CONTRARIADA porque senão desata aos pontapés ao que tiver à frente. Uma criança que-só-faz-o-que-lhe-dá-na-real-gana!

1 comentário:

  1. Verdade, verdadinha. Nos nossos dias há muita falta de educação.
    Tento sempre educar os meus filhos, conforme fui educada pelos meus pais, com respeito pelos mais idosos, odeio verem fazerem pouco dos mais idosos, um dia para lá também caminhamos.
    beijos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar