quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A difícil tarefa de educar...

Quando eles eram bebés, a minha mãe passava a vida a dizer-me para aproveitar pois à medida que íam crescendo, tudo ía ficar mais difícil...e eu ía ter saudades de os ter ao colo...

Não duvidava, mas como quase tudo na vida, em que só aprendemos "às nossas custas", pensava que ela exagerava.

Neste momento, já não tenho bebés, tenho uma menina, um pré-adolescente, um (pleno) adolescente...e já tenho saudades de os ter ao colo!!!

Ainda não começaram as saídas nocturnas!

Sei que crescer não é fácil, são borbulhas e pêlos a mais em corpos de meninos grandes.
É a pressão. É a vontade de crescer com a dificuldade em assumir mais responsabilidades, o tomar decisões e recear assumir as consequências dessas decisões.

É o querer e o não querer.

É o amar e o odiar.

É a complicação de sentir coisas tão diferentes ao mesmo tempo.

Eu sei. Também tive 13 anos. Também me senti assim, perdida.

Já tive 13 anos mas ainda não tinha sido mãe de um jovem de 13 anos. (isto ao 2º e ao 3º custa menos, de certeza!)

É preciso cobrar...é preciso chamar à atenção, à razão...a vida não se contrói sem esforço, sem trabalho..e não é no "You Tube" nem com a viola, que vai subir as notas...

Não é perdoando e fingindo que está tudo óptimo que o ajudo.

É preciso que as regras sejam cumpridas.

É preciso que perceba que há limites para tudo.

E o que fazemos quando não sabemos se estamos a exigir demais?

Ter um filho de 13 anos é fácil, educar um filho de 13 anos é que é difícil....

1 comentário:

  1. só tenho meninas, uma de 11 e outra de 7 e começo a sentir o que descreves, não sei se é mais dificil educar meninas ou meninos....por aqui são as crises do corpo que cresceu rápido demais ( está com 1m70 e 59kg calça o 40) aceita estas mudanças não aceita é que lhe gozem ( é a mais desenvolvida da turma) oscila o humor de extrema felicidade a extrema tristeza assim num segundo, da escola porta-se bem até tem notas razoáveis apesar de nao ser aplicada ( a continuar assim não sei como vai ser nos outros anos que se seguem).

    da escola veio um recado para contactar um psicologo, tb eu concordo sinto que ás vezes não a consigo ajudar.

    é dificil educar não só pela idade como pela sociedade e crise de valores que atravessamos.

    coragem é só uma fase, antes de ontra e de outra e outra....

    ResponderEliminar