quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

" Tenho medo de estragar a relação com o meu filho"

Oiço isto vezes sem conta, pois trabalho com crianças e consequentemente com pais.

As relações não se destroem ou constroem de um dia para o outro...vão antes sendo (bem ou mal)construídas ao longo da vida, desde o nascimento.

Não é porque se ralha com os filhos e os põem de castigo que se vai "estragar" a relação com eles!
Há idades em que é preciso delimitar mais comportamentos e atitudes, há idades em que temos que efectivamente nos zangar mais.

Há crianças mais fáceis que outras, há crianças que exigem mais dos pais...e aí reside o problema.

Os pais passam muito pouco tempo com os filhos, algo que faz parte da vida, certo?
Certíssimo. Mas depois não querem incomodar-se com mais nada,querem apenas ter coisas boas 'dos filhos' no pouco tempo que estão com eles: O QUE É IMPOSSÍVEL.

Felizmente ou infelizmente tenho que me zangar com eles se se portam de forma inadequada...não é porque estou pouco tempo com eles que 'vou fingir que não vejo para não estragar a relação com eles....'

Há dias em que tenho a nítida sensação que só ralhei ou que me zanguei demais.....mas depois analisando bem vejo que não foi assim....e que os limites e as regras impostos fazem deles crianças mais adequadas, mais orientadas e mais felizes.

Alguém conhece algum tirano feliz?

3 comentários:

  1. Adorei ler este post,é isso mesmo.Talvez por trabalhar crianças e jovens de risco,penso da mesma maneira,é preciso LIMITES!!!
    Mas inflizmente cada vez há menos e quem trabalha com este tipo de população,sente e vive a falta deles todos os dias(apesar que ADORO o meu trabalho).
    Espero que a tua mãe esteja a recuperar bem
    As melhoras,um beijinho

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isso. Como já lemos e ouvimos muitas vezes, dizer 'não' quando se impõem regras e limites é tb amar. Custa muito (e às vezes sei que sou vencida pelo cansaço), mas faz parte de educar e sei que um dia, certamente, nos agradecerão por isso.
    Beijo muito grande e continuação das melhoras da tua mãe :)

    ResponderEliminar
  3. Um bom fim de semana,minha querida.
    As melhoras da tua mãe.
    Beijocas

    ResponderEliminar