sábado, 21 de março de 2009

Heranças....

O meu filho mais velho é um 'clone' do pai. Quem o conhece sabe. Ele é 'apenas' filho do pai...é igualzinho!!! Em compensação...em termos de feitio, não poderia ser mais parecido comigo.

O segundo é fisicamente como eu, mas a personalidade é toda do paizinho.

A miúda fisicamente é uma mistura dos irmãos e dos pais. Segundo os meus próprios pais o feitio dela e o jeito de ser é 'tal e qual' eu era.

Acho fascinante esta coisa da genética.

Sei que não tenho um feitio fácil e como acredito que tenho que melhorar sempre, pratico há muito tempo a minha auto-análise (esta é puramente herança profissional hehehehe!)e sei que muitas vezes lidar comigo não é fácil.

Há coisas em que de facto queria muito mudar...:(

Sou hiperactiva sem qualquer dúvida.

Faço mil coisas ao mesmo tempo. Penso em mil coisas ao mesmo tempo. Sou absolutamente impulsiva. Interrompo-me com meus pensamentos. Interrompo muitas vezes os pensamentos alheios. Perco objectos pessoais (em matéria de perder óculos de sol, sou imbatível)...,etc...

No entanto isto não me impede de - de facto - fazer as mil coisas ao mesmo tempo!!!!!

O que cansa é gerir esta 'confusão mental e física'. Há dias em que já acordo cansada.

O que frustra é sentir que queria fazer ainda mais coisas...., acumular mais funções, assumir mais responsabilidades..., aperfeiçoar-me cada vez mais naquilo que gosto de fazer ( e é tanta coisa!!).

A hiperactividade é em parte herdada geneticamente.... e se há uns tempos tinha essa dúvida, agora não restam... sei que a herdei do meu pai...que aos (quase) 70 anos ainda anda a trabalhar (na empresa dele) num ritmo absolutamente louco...como se 30 anos tivesse...

Qualquer semelhança não é obra de ficção....é a mais pura herança que um filho pode herdar..........aquela que antes de tudo se aprende pela 'modelagem'...(o copiar aquilo que sempre e viu fazer..)

A questão é...a hiperactividade será apenas nociva ou mantém-nos vivos?

3 comentários:

  1. Quando olham para a mais velha dizem que é mae chapada, desde o fazer mil coisas ao mesmo tempo,o ser distraída, esquecida, ect
    Sempre vi o meu feitiozinho nela.
    A genética pode ser tramada, mas ás veses é o melhor ou pior que lhes podemos dar.
    Beijokas
    xana

    ResponderEliminar
  2. Eu não vejo nada de mal na (tua) hiperactividade!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ana

    Acho que nunca te falei desta característica tão peculiar do João Pedro,mas é das mais marcantes que ele tem: o João Pedro detesta estar doente. Claro, toda a gnte detesta, mas não é nesse sentido: ele sente vergonha de estar doente, sente que é "um fraco" e temos que estar sempre atentos aos sinais porque ele não se queixa. Para ele, doer-lhe a a cabeça, a barriga, um ouvido ou qualquer outr pequena coisa é uma vergonha, um sinal de fraqueza. Talvez não estejas a perceber muito bem porque é uma característica muito peculiar e difícil de decrever, mas se conhecesses o meu sofro estarias neste momento a sorrir e a pensar: "É o avô Fernando..." Com 61 anos, o meu sogro só foi ao médico devido às inspecções periódicas impostas pelo trabalho. Sempre teve saúde, mas eu nem quero imaginar se não tivesse... há coisa de uns dois anos, foi obrigado a ir ao médico sem ser pelas inspecções do trabalho: Estava encima de um escadote já um pouco velho, todo crroído, um degrau partiu-se e... aí vem o Fernando a aterrar... Claro, ficou com algumas contusões, hematomas, andava todo torcido e, a primeira coisa que respondia a quem lhe perguntava se estava melhor, antes de dizer "mas isto não é nada de mais" era "eu não me desequilibrei nem tive tonturas nem nada disso. O degrau é que se partiu! ele tinha que deixar bem claro que o acidente não tinha sido nada culpa dele, mesmo que essa culpa fosse um desequilibrio ou uma tontura da qual não tivesse culpa... Estranho, não é? Pos o João Pedro é igual... Se não estamos atentos aos sinais, ele não se queixa...

    ResponderEliminar